Atualmente, a UFPA ofereçe 21 cursos no Parfor
star CURSO DE TEATRO
star CURSO DE MÚSICA
star CURSO DE DANÇA
star CURSO DE ARTES VISUAIS
star CURSO DE LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA
star CURSO DE LETRAS – LÍNGUA INGLESA
star CURSO DE LETRAS – LÍNGUA ESPANHOLA
star CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAS
star CURSO DE GEOGRAFIA
star CURSO DE FILOSOFIA
star CURSO DE HISTÓRIA
star CURSO DE FÍSICA
star CURSO DE MATEMÁTICA
star CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS  
star CURSO DE QUÍMICA
star CURSO DE PEDAGOGIA  
star CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
star CURSO DE CIÊNCIAS BILÓGICAS
star CURSO DE EDUCAÇÃO NO CAMPO – HABITAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS
star CURSO DE EDUCAÇÃO NO CAMPO – HABILITAÇÃO EM PEDAGOGIA
star CURSO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS MATEMÁTICA E LINGUAGENS
 
Docentes da Instituição
Os professores que ministram as aulas são os mesmos dos cursos ofertados pelo vestibular da UFPA e ao final dos cerca de 4 anos de curso, o aluno recebe diploma de licenciatura pela UFPA.
 
Presença Multicampi
Hoje o Parfor está presente em 42 pólos/municípios em todo o estado do Pará. Possui 183 turmas e tem 6.495 professores-alunos matriculados nos cursos. 
 
Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica
O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica é resultado da ação conjunta do Ministério da Educação (MEC), de Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) e das Secretarias de Educação dos Estados e Municípios, no âmbito do PDE - Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação – que estabeleceu no país um novo regime de colaboração da União com os estados e municípios, respeitando a de autonomia dos entes federados.
 
A partir de 2007, com a adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, os estados e municípios elaboraram seus respectivos Planos de Ações Articuladas, onde puderam refletir suas necessidades e aspirações, em termos de ações, demandas, prioridades e metodologias, visando assegurar a formação exigida na LDB para todos os professores que atuam na educação básica.
 
Os Planejamentos Estratégicos foram aprimorados com o Decreto 6.755, de janeiro de 2009, que instituiu a Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica, com a finalidade de organizar, em regime de colaboração da União com os estados, Distrito Federal e municípios, a formação inicial e continuada desses profissionais.
 
O Plano Nacional de Formação é destinado aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada à LDB, oferecendo cursos superiores públicos, gratuitos e de qualidade, com a oferta cobrindo os municípios de 21 estados da Federação, por meio de 76 Instituições Públicas de Educação Superior, das quais 48 Federais e 28 Estaduais, com a colaboração de 14 universidades comunitárias.
 
Por meio deste Plano, o docente sem formação adequada poderá se graduar nos cursos de 1ª Licenciatura, com carga horária de 2.800 horas mais 400 horas de estágio para professores sem graduação, de 2ª Licenciatura, com carga horária de 800 a 1.200 horas para professores que atuam fora da área de formação, e de Formação Pedagógica, para bacharéis sem licenciatura. Todas as licenciaturas das áreas de conhecimento da educação básica serão ministradas no Plano, com cursos gratuitos para professores em exercício das escolas públicas, nas modalidades presencial e a distância.
 
O professor fará sua inscrição nos cursos por meio de um sistema desenvolvido pelo MEC denominado Plataforma Paulo Freire, onde também terá seu currículo cadastrado e atualizado. A partir da pré-inscrição dos professores e da oferta de formação pelas IES públicas, as secretarias estaduais e municipais de educação terão na Plataforma Freire um instrumento de planejamento estratégico capaz de adequar a oferta das IES públicas à demanda dos professores e às necessidades reais das escolas de suas redes. A partir desse planejamento estratégico, as pré-inscrições são submetidas pelas secretarias estaduais e municipais às IES públicas, que procederão à inscrição dos professores nos cursos oferecidos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
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