Página inicial > Notícias > Encontro debate formação docente nos estados do Norte e do Nordeste

Encontro debate formação docente nos estados do Norte e do Nordeste

• Publicado: Terça, 30 Abril 2024 14:52
  • Última Atualização: Terça, 30 Abril 2024 14:56
  • Acessos: 822

A Universidade Federal do Pará recebe entre os dias 29 e 31 de maio a segunda edição do Encontro Norte e Nordeste do Parfor (Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica), para debater os resultados alcançados pelo programa de formação docente nas regiões.

Representantes das Instituições de Ensino Superior das duas regiões se unem a coordenadores, professores e estudantes vinculados ao programa para uma programação que conta com palestras, mesas de debate e apresentações de trabalhos produzidos no âmbito do Parfor. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas a partir do dia 1º de maio no site: http://www.enneparfor.com.br.

O Parfor foi criado em 2009 e oferta cursos de primeira e segunda licenciatura para docentes em exercício nas redes públicas de educação básica, considerando as desigualdades entre regiões brasileiras quanto à formação de professores. Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil ainda existem altos índices de professores sem a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Neste contexto, o Parfor se posiciona como uma importante política de formação docente, realizada em regime de colaboração entre Capes, Municípios, Estados, Distrito Federal e Instituições de Educação Superior.

• Dia 29/05/2024 (quarta-feira)

8h às 9h - Credenciamento
9h às 10h - Apresentação cultural e coffee break
10h às 12h - Palestra de abertura: A CAPES e o compromisso com a redução das assimetrias regionais na Formação de Professores
Dra. Marcia Serra Ferreira – Diretora da DEB/CAPES
Coordenadora: Ma. Lorena Lins Damasceno (Coordenadora Geral de Formação de Docentes e Valorização das Licenciaturas – DEB/CAPES)

14h às 16h - Mesa 1 – O Estado da Arte do PARFOR no Norte e Nordeste: panorama do Programa nas regiões
Dra. Mônica Moreira de Oliveira Torres (ForPARFOR Nordeste)
Dra. Josenilda Maria Maués da Silva (PARFOR Norte)
Mediador: Dr. Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti (PARFOR/UFPI)

16h às 18h - Mesa 2 - Política Nacional de Formação de Professores: sistemas, condições de oferta, infraestrutura, financiamento.
Dra. Cristiane (FORPIBID)
Dra.: Susana Gonçalves (ANFOPE)
Dr. Heleno Araújo (CNTE)
Dra. Leila Pio Mororó (UESB)
Mediador: Dr. José Carlos de Melo (PARFOR/UFMA)

• Dia 30/05/2024 (quinta-feira)

08h30 às 9h - Apresentação cultural
9h às 10h - Palestra - O PARFOR no contexto do CTC da Educação Básica da CAPES.
Palestrante: Dr. Mark Clark Assen de Carvalho
Coordenador: Mediadora: Dra. Eliane Maria Pinto Pedrosa (PARFOR/IFMA)

10h30 às 12h - Mesa 3 - Experiências Formativas na região Norte: contextos e práticas
Dra. Heloísa da Silva Borges (PARFOR/UFAM)